Saúde das unhas: Roer unhas


Infelizmente, roer unhas é um hábito muito comum entre as pessoas. Você sabia que existe um termo técnico para isso? O termo é onicofagia. 
O roer das unhas é causado por problemas emocionais, estresse, ansiedade e até tédio. É um hábito ruim porque pode implicar na saúde e no formato das unhas. Além da própria saúde da pessoa já que as unhas querendo ou não são sujas e levar essa sujeira para a sua boca pode causar doenças.
Muitas pessoas roem até causar sangramento. Nesse caso, é hora de ir a um especialista. Há vários meios para ajudar quem quer parar, de remédios a gostos ruins nas unhas. 
Confira alguns:

Anote os horários. Se você souber quando e porque está roendo as unhas, vai ser mais fácil de tratar. Então anote sempre o que esta sentindo para ter feito querer levar as mãos na boca.
Esmalte com gosto ruim são vendidos em farmácias e com ele, você vai se lembrar com certeza que deve parar de roer as unhas! E com o tempo, seu cérebro irá associar que roer a unha é algo ruim.
Tenha força de vontade! Lembre-se que aquilo só faz mal para você! 
Lembre que as unhas são sujas. Imagine todos os germes agorinha mesmo passeando pela sua boca... Eeww!!
Mantendo as unhas curtas e lixadas vai evitar a vontade de tirar alguma lasquinha que pode estar incomodando, além de quase não ter mais nada para roer.
Pintar as unhas com esmaltes escuros vão evidenciar e denunciar qualquer roedor de unhas. Manter elas bonitas vai dar dó de estragar. Também pode apostar na nail art! Você não vai estragar algo que deu trabalho para fazer, não é?
Masque chiclete naquelas horas de vontade. É uma forma de aliviar o que esta sentindo no momento e se distrair.
Além de tudo isso, existem os remédios. Faça uma consulta no especialista e ele dirá qual é o melhor tratamento no seu caso. 

Não se esqueça nunca do mal que esta fazendo para si e sempre tenha em mente que é possível parar. Querer de verdade e se controlar é o básico para acabar com o hábito.

Beijos,
   Karol

2 comentários:

  1. Eu nunca fui de roer unhas, mas tenho uma amiga que desde criança nunca conseguiu parar, vou mostrar esse post pra ela rs.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente é difícil parar! Boa sorte pra ela! ^^
      Beijos

      Excluir