Arquitetando: 1° Semestre



Resolvi fazer um post a cada semestre da faculdade para falar um pouco sobre o que aconteceu por lá. Assim não fica muito cansativo e consigo juntar várias coisas para contar.

Por ser o primeiro semestre, as matérias foram introdutórias. Consegui me sentir entrando no mundo da arquitetura e entendendo mais como será o curso e o que irei aprender. 
De um modo geral, posso dizer que não achei as matérias desse semestre complicadas. Não teve nada que não deu para aprender. Mas confesso que eu poderia ter estudado um pouco mais, que é o que vou levar para os próximos semestres. 

Na área de desenho, aprendi bastante que se você errar um milimetro, vai virar uma bola de neve e no final não vai estar nenhum pouco perfeito Hahaha Estudei sobre as perspectivas, croquis, caligrafia técnica e malhas. Não é difícil, mas é trabalhoso. E como eu disse, se você errar alguma coisa, não vai ficar legal.
Em questões de contas e matemática, achei que poderia ter sido pior. É estudar um pouco e fazer exercícios que você consegue pegar. Acho que nos próximos semestres isso também vai mudar, creio que vai ser mais difícil. Mas eu não estou preocupada com isso porque, afinal, estou lá para aprender e estudar mesmo.
Tivemos aulas de história da arte que foi bem legal de ver as mudanças de época em época.



É engraçado como a gente começa a perceber mais a cidade. Depois das aulas de urbanismo eu comecei a prestar mais atenção nos lugares por onde estou passando. Pensamos muito mais na história e nas estruturas (graças as aulas de Resistência de Materiais). Isso é bem legal, porque muitas vezes na correria da vida a gente nem se importa muito com os elementos da nossa própria cidade.

Para quem se preocupa porque não sabe desenhar, posso dizer que não tem nada que treino e aprendizado não resolva. Você vai passar os próximos 5 anos da sua vida fazendo isso e aprendendo sobre isso, então com certeza você consegue melhorar e se sair bem. Claro que tudo vai depender de você mesmo!



A gente pensa em arquitetura e pensa em maquetes. Quanto a isso, eu que estava achando que não ia ter nenhum projeto assim logo de cara, mas teve sim. Mas não foi nada cheio de pessoinhas e árvores, com um laguinho feito em gel de cabelo azul (quem nunca, né? Hahaha). O professor queria maquetes inteiras brancas, que tem como objetivo analisar como vai ser a estrutura e como ela vai funcionar. Para dar a visão e também ajudar nos desenhos. Foram dois projetos, um deles bem interessante, feito de blocos (ou cubos). A imaginação rolou muito solta na sala de aula. É incrível como cada pessoa tem uma visão e ideia totalmente diferentes! Postei uma foto desse primeiro projeto lá no meu instagram.

Muitos, muitos cubos Haha
Acho que no geral foi isso. Ansiosa para saber quais serão as próximas matérias e como vai ser! Agora só falta 9 semestres! Hahaha
Créditos para a minha Barbie Arquiteta linda Hahaha

Ah! Tem um post sobre os meus materiais escolares aqui!

Beijos,
  Karol

10 comentários:

  1. Adorei o post, parece ser um ótimo curso.
    HAHA linda sua barbie.

    Está rolando mais um sorteio no blog e dessa vez é de um Pijama de Inverno

    de sua escolha da Loja Click Chique, vale a pena apostar na sorte.

    BeijO :*

    Blog Luanna Ravanelli

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! É bem legal sim Haha
    Eu sou apaixonada por ela <3 Hihihi


    Vou passar no seu blog para conhecer!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ReNyellen Santos09/07/2014 20:13

    Amei o post, quando entramos na facul parece outro mundo né? Pelo menos foi assim comigo, mas é um outro mundo fascinante onde aprendemos cada vez mais.

    Entre Amigas

    ResponderExcluir
  4. Nossa, realmente é outro mundo! E aprendemos sobre o que gostamos muito, isso é bem legal :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sua faculdade parece ser fantástica!

    Beijos!



    Sociedade
    do Esmalte

    ResponderExcluir
  6. Sim! Hihihi
    Obrigada pelo comentário!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oii Karol!!


    Muito bom começar uma nova fase fazendo aquilo que a gente gosta, não é mesmo? Acho arquitetura uma profissão muito linda e importante pra todos nós, já estou seguindo no instagram para acompanhar os próximos passos de uma futura arquiteta! :)


    Te desejo muito sucesso! Beijos!


    Carol


    ascarus.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol! Haha
    É ótimo, eu estou gostando muito e ainda está só no começo! Muito obrigada mesmo pelo comentário!! ^^
    Estou passando pra conhecer seu blog também!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. É verdade é só o começo de uma longa jornada, mas passa super rápido vc vai ver. Eu me formei em 2012 e parece que foi ontem que estava começando, vale prestar bastante atenção e absorver tudo que a faculdade proporcionar viu, as vezes me arrependo de não ter participado mais de palestras extras, cursos extras e tal por cansaço mesmo. É uma época que a gente recebe tantas informações que acaba ficando meio exausta... Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Tenho medo de passar rápido demais Hahaha
    Boa dica essa, geralmente eu gosto de participar das coisas da faculdade, mas as vezes bate uma preguiça, né... Vou tentar acompanhar o máximo de coisas que eu puder!
    Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir